O Mercado » Entendendo a Cabotagem

A Cabotagem é a navegação entre portos do mesmo país, e se contrapõe à navegação de longo curso, que é realizada entre portos de diferentes países. É considerada um modal promissor, tendo em vista que o Brasil possui uma extensa costa navegável e as principais cidades, polos industriais e grandes centros consumidores se concentram no litoral ou em cidades próximas a ele.

Comparada ao transporte rodoviário e ferroviário, em termos de custo, capacidade de carga e menor impacto ambiental, a Cabotagem se torna uma alternativa viável para compor a cadeia de suprimentos de diversos setores.

Clique nos ícones acima para conhecer os benefícios da Cabotagem.

Eficiência geoeconômica

O Brasil tem mais de 8.500km de costa navegável e, incluindo o Rio Amazonas, este número sobe para 10.000km, proporcionando um maior alcance de entregas.

Outra vantagem neste aspecto é a racionalidade na aplicação dos recursos públicos (manutenção de estradas e custos como acidentes de trânsito).

Eficiência ambiental

Excluindo-se o desmatamento da Amazônia e outros biomas, o setor de transportes é o principal responsável por emissões de CO2 no Brasil.

A Cabotagem é o modal de transporte que menos interfere no meio ambiente, pois utiliza de modo natural as vias navegáveis do país e reduz a emissão de CO2 e Nox na atmosfera.

Pegada de Carbono

Estudos mostram que o Brasil pode aumentar em cerca de 20% o volume de transportes sem emitir um grama a mais de CO2. Uma das iniciativas mais eficazes para reduzir a pegada de carbono é diminuir a dependência de combustíveis fósseis — aqueles que, quando queimados, emitem CO2. Portanto, é necessário que o modal marítimo tenha uma maior participação para a racionalização da matriz de transporte brasileira.

Calculadora Ambiental

Nos dias de hoje, cada vez mais empresas buscam a sustentabilidade, tentando diminuir o impacto que causam ao meio ambiente (também chamado de “pegada ecológica” ou “footprint”). Pensando nisso, a Log-In disponibiliza uma calculadora ambiental que mede o volume de CO2 que deixa de ser emitido em determinada rota quando o modal rodoviário é substituído pelo marítimo.

Faça os cálculos* e veja como o nosso serviço de Cabotagem é a melhor opção para o meio ambiente.

Emissões
(tCO2e)

Árvores
cortadas

*As informações disponibilizadas por meio da calculadora ambiental são de propriedade da Log-In, e não devem ser divulgadas, copiadas e fornecidas a outros como se fossem de propriedade de terceiros. Tais informações têm natureza exclusivamente informativa e não devem servir de base, de forma alguma, a decisões de nenhum tipo tomadas por terceiros, inclusive, sem limitação, a decisões de investimento.

Sustentabilidade

Ter boas práticas ambientais é tão importante quanto realizar um transporte eficiente. Pensando nisso, a Log-In apoia alguns projetos:

Programa de Monitoramento Marinho

O Programa de Monitoramento Marinho avalia a qualidade da água da Baía de Vitória, no Espírito Santo, na circunvizinhança ao Terminal de Vila Velha (TVV), um dos Terminais da Log-In. O monitoramento é essencial para a gestão das águas, pois permite a obtenção de informações estratégicas sobre a qualidade da água na região. Em monitoramentos insatisfatórios, são tomadas medidas para identificar o problema e um plano de ação é montado para solucioná-los. A periodicidade do monitoramento é semestral: inverno e verão.

Área do Monitoramento feito pelo terminal de Vila Velha (TVV)

Programa Despoluir

Criamos o Programa Despoluir no Terminal de Vila Velha (ES), em parceria com a Fetransportes - Federação das Empresas de Transportes e a CNT - Confederação Nacional do Transporte. O objetivo do programa é monitorar a emissão de poluentes em veículos movidos a diesel que circulam no Terminal. Os veículos com altas emissões são orientados a adequar-se à legislação. O Programa Despoluir promove a melhoria da qualidade do ar e do uso racional de combustíveis.

Plano de Emergência Individual

O Terminal de Vila Velha (TVV) dispõe de um Plano de Emergência Individual, para diminuir possíveis impactos ao meio ambiente. O Programa distribui atribuições e responsabilidades entre as áreas do Terminal. O objetivo é que, na ocorrência de uma situação de emergência, como por exemplo, derramamento de óleo ao mar, as equipes de atendimento à emergência sejam acionadas. Assim, uma ocorrência pode ser resolvida em pouco tempo, diminuindo o impacto ao meio ambiente.

Programa Saberes Locais

O Programa Saberes Locais promove ações de Educação Ambiental junto às comunidades vizinhas ao Terminal de Vila Velha (TVV), no Espírito Santo. O objetivo é incentivar os moradores a terem atitudes sustentáveis. Desta forma, eles podem entender melhor os seus papéis na comunidade em que moram e entender que, com cuidados simples, como a coleta seletiva de lixo, podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente que em que vivem.

Eficiência energética

O transporte por Cabotagem chega a consumir 8 vezes menos combustível para mover a mesma quantidade de carga que outros modais.

Eficiência Social

A Cabotagem contribui para um crescimento econômico mais eficiente e racional, com redução da quantidade de caminhões nas estradas e no número de acidentes, mortes e custos relacionados.

Menor índice de avarias e roubos

O índice de avarias nas cargas transportadas pela Cabotagem é muito pequeno em comparação aos danos causados pelos outros modais. A Cabotagem apresenta também um índice de roubos de cargas muito baixo.

Além do serviço de Cabotagem na extensa costa brasileira, a Log-In também realiza entregas nos principais portos do Mercosul.
Confira o nosso mapa de atuação e veja os portos que escalamos. Clique aqui.